Instrumentais cirúrgicos possuem ranhuras e curvaturas que exigem atenção no momento da limpeza.
A presença de micro-organismos nestes utensílios é uma das causas da transmissão de infecções hospitalares, que chegam a causar 90 mil mortes por ano.
As informações estão em nota técnica da Anvisa, sobre os princípios básicos para limpeza de instrumentais cirúrgicos.
O documento traz ainda a recomendação sobre o uso de detergentes enzimáticos para uma remoção de sujidades realmente eficaz.
Porém, além da orientação por parte da agência nacional, você ainda pode estar se perguntado: por que utilizar esse tipo de produto?
Elencamos 5 motivos principais, que você pode conferir a seguir.
Detergentes enzimáticos promovem uma limpeza rápida, sem afetar a eficiência do produto. Sujidades são removidas e a carga microbiana dos utensílios é sensivelmente diminuída.
Quando um instrumental cirúrgico passa por limpeza com um detergente enzimático, o procedimento está concentrado diretamente na matéria orgânica e não haverá agressão ao material.
Significa também que o instrumental estará livre de corrosão e manchas por mais tempo.
Detergentes enzimáticos como Cisa Zymes e Cisa Zymes Eco, distribuídos pela OGM, podem ser utilizados de duas formas: seja para limpeza manual ou automática.
Em ambos os casos, a água deve estar aquecida em uma temperatura que pode variar entre 35 e 45 graus.
A limpeza realizada com detergente enzimático chega completamente a todas as partes do instrumental, mesmo àquelas mais inacessíveis.
No caso dos detergentes Cisa, o perfil de compatibilidade é ideal para diferentes materiais, como alumínio, metais não ferrosos e borrachas.
Detergentes enzimáticos foram especificamente formulados para a limpeza de instrumentais cirúrgicos.
Os da marca Cisa possuem fórmula baseada em fontes renováveis e com enzimas (savinase, liquanase, amilase, lipase, celulase) capazes de catalisar reações.
Outras vantagens são o fato de não produzirem espuma e, após a diluição, tornarem-se levemente alcalinos, o que também auxilia na limpeza.
Além disso, ambos possuem laudos técnicos de estabilidade e atividade.
Conclusão
Detergentes enzimáticos podem ser utilizados na limpeza de instrumentais cirúrgicos hospitalares e odontológicos, bem como em endoscópios de fibra ótica flexível.
Lembre-se: mesmo com o uso de detergentes enzimáticos, a ação mecânica de limpeza (manual ou automatizada) não deve ser dispensada, sobretudo nas regiões críticas de objetos, como articulações e ranhuras.
A escovação também não pode ser dispensada.
Quer conhecer a linha completa de produtos Cisa? Clique abaixo:
Desinfecção, esterilização e lubrificantes
Já para entrar em contato com a OGM ou solicitar um orçamento, clique aqui.